Artigo - Fascismo


Resumo-Fascismo

O Fascismo é uma forma de radicalismo político autoritário nacionalista que ganhou destaque no início do século XX na Europa, e teve origem na Itália, Os fascistas procuravam unificar sua nação através de um Estado totalitário que promove a vigilância, um Estado forte, a mobilização em massa da comunidade nacional, confiando em um partido da vanguarda para iniciar uma revolução e organizar a nação em princípios fascistas, hostis de vertentes de marxismo, o comunismo totalitário ao socialismo democrático.

Abstract

Fascism is a form of authoritarian nationalist political radicalism that gained prominence in the early twentieth century in Europe, and originated in Italy. Fascists sought to unify their nation through a totalitarian state that promotes vigilance, a strong state, mobilization in mass of the national community, relying on a vanguard party to initiate a revolution and organize the nation into fascist, hostile strands of Marxism, totalitarian communism to democratic socialism.

Apresentação

Em 1921,os proprietários  rurais  e a burguesia, preocupados com a insegurança e ocupação de fábricas e terras, apoiaram um pequeno partido de extrema-direita, o Partido Nacional Fascista, liderado por Benito Mussolini. Em contraste com a debilidade do governo, as suas tropas de choque (Squadristi) destruíam sedes de partidos e sindicatos,perseguiam e matavam militantes de esquerda. Por outro lado, em apoio dessas ações terroristas, recebiam armas do exército e dinheiro da grande burguesia agrária e industrial.
O fascismo apoiou a Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial, na intenção de coligar com potências européias.Mas isso não ocorreu bem,pois as enormes perdas financeiras e territoriais do governo italiano não se exprimiam em ganhos territoriais que pudessem compensar o investimento feito nesse conflito. De tal modo, os italianos viviam uma grande crise econômica marcada pelo aumento da inflação, a estagnação de vários setores produtivos e o desemprego.
Temos que destacar as situações que indicavam a ascensão dos fascistas entre os italianos. Primeiramente destacamos a ação das milícias fascistas,(ou camisas negras) que realizavam ações de combate contra as agremiações de tendência socialista e comunista. Tempos depois, a chamada “Marcha sobre Roma’’ cujo o ato foi realizado em 1922,foi capaz de expor a rápida ascensão do movimento fascista entre o italianos e impor a chegada do líder Benito Mussolini ao governo do país.
A Carta Del Lavoro, foi um fator chave para o fortalecimento do governo fascista na Itália, pois a partir da aprovação dessas leis trabalhistas, os trabalhadores eram organizados em cooperativas controladas de perto pelo governo. Deste modo, as greves constantes e a oposição política foram forçosamente substituídas por uma lógica em que o reforço dos elos juntos ao Estado determinava a noção de que os interesses nacionais faziam mais importantes que a luta de classes empreendida entre os trabalhadores e os burgueses.
O fim do fascismo foi brutal, o ditador Mussolini foi fuzilado por membros da resistência italiana “ Os Partigiani”.Seus cadáveres foram expostos para o público em Milão.Com a morte de sue líder, o fascismo perdeu suas forças e por fim ele acabou caindo.

Conclusão

Na nossa opinião, o fascismo foi uma horrível ditadura. Eles diziam em suas propagandas que iriam mudar o país para melhor, eles deixaram o país em uma crise econômica.
Eles praticamente não ajudaram os mais pobres, só queria ter espaço na burguesia para ficar mais forte politicamente.

Referências Bibliográficas.
Livros da escola e artigos escolares.

Autores: Felipe Araújo, Guilherme Silva, João Pedro, João Corregio, Thiago José.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog