A evolução bélica na I Guerra Mundial

Juliana
Ana Beatriz
Renan
Pablo
Eldson

Resumo
Neste artigo científico falaremos sobre simples armas como pistolas ou metralhadoras que ganharam poder de fogo graças à manipulação das matérias que as constituem, tornando-as destrutivas e mortais passando a abalar solos e tirar vidas em pró de sua nação na guerra.
Palavras Chaves: I Guerra Mundial, Armas, evolução bélica. 

Abstract 
In this scientific article we're gonna talk about guns like machine gun and a simple gun who win a high combat power thanks by the manipulation of matter, becoming more destrutive and mortal than never, taking very lives and shaking the floor, by the nation.

Key Words: I World war, weapons, war evolution, 
             

       Introdução: As Armas Da 1° Guerra Mundial
         A Primeira Guerra Mundial foi um conflito em grande escala iniciado na Europa em 1914 e encerrado em 1918, seus principais motivos são apontados como a morte de Francisco Ferdinando (arquiduque da Áustria), o Imperialismo, o Nacionalismo, Revanchismo e a divisão dos estados Asiáticos e Africanos na Conferência de Berlim em 1884. A guerra foi dividia em dois lados a Tríplice Entente na qual possuía muitas terras (Formada por França, Reino Unido, Rússia e EUA a partir de 1917) e a Tríplice Aliança que exigia mais terras (Formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro, Império Turco e Itália que mudou de lado em 1915).
         Com tamanha proporção do conflito os países precisaram se inovar e obter armas cada vez melhores para levarem a vantagem na batalha e hoje mostraremos algumas armas que surgiram nessa época e o processo químico por trás delas.
Baioneta
         A baioneta é uma faca usada na ponta de uma arma que tem como objetivo ser usada para um ataque corpo a corpo ou caso o usuário encontre-se sem munição, até aí não parece que há num processo químico por trás mas a faca é feita de aço que é uma mistura homogênea (mistura na qual vemos todas as substâncias como uma só) de ferro e carbono além de ser maleável e por isso pode virar uma lâmina.




Lança-Chamas
                   Por mais surreal que isso pareça ser essa arma realmente existiu e foi utilizada na Primeira Guerra Mundial, não se sabe exatamente quem foi o responsável pelo desenvolvimento dessa arma que causa uma incrível destruição mas constantemente é atribuído ao alemão Richard Fiedler. O usuário do lança-chamas utiliza dois recipientes em suas costas que carregam um líquido ou um gás inflamável para alimentar suas chamas, as mesmas passam por um cano e se direcionam a seu alvo, esse processo chama-se combustão Comburente (pois devido à mistura dos gases inflamados com o ar forma-se a chama)





Morteiro
O morteiro é uma arma capaz de lançar granadas e foi desenvolvimento para ser usado na guerra de trincheiras, ele é normalmente utilizado para dar suporte à infantaria. Seu carregamento ocorre pela boca da arma e a munição fica localizada em seu interior. Basicamente as granadas do morteiro usam uma tecnologia semelhante a de uma bomba só que explicar como é o processo de detonação de uma bomba pode ser um tanto quanto difícil para que vocês entendam depois, mas podemos dizer como uma granada de impacto funciona em 2 simples passos:
1. O bico da granada de impacto tem molas que prendem uma agulha. Quando a granada bate no alvo, as molas se contraem, empurrando a agulha contra uma base de metal e gerando uma faísca
2. Aí, rola tudo igual à granada de mão: a faísca inflama o detonador, que detona o material explosivo da cápsula. O poder da explosão das granadas de impacto atinge cerca de 100 metros.
Os morteiros são classificados, de acordo com as suas características, em "ligeiros", "médios" e "pesados".
  • Morteiros ligeiros: peso inferior a 1 kg, calibre até 60 mm e alcance máximo de 1900 metros;
  • Morteiros médios: peso entre 18 kg e 70 kg, calibre entre 60 mm e 100 mm e alcance máximo de 6000 metros;
  • Morteiros pesados: peso superior a 70 kg, calibre superior a 100 mm e alcance máximo superior a 12000 metros.



Armas Químicas
As armas químicas são dispositivos que utilizam produtos químicos formulados para causar a morte ou lesões em seres humanos, ss armas químicas podem ser amplamente dispersas em gás, líquido e formas sólidas e pode facilmente afligir os outros do que os alvos intencionais. Dois exemplos modernos são:

Gás Nervoso:
Agentes nervosos são uma classe de produtos químicos orgânicos que perturbam os mecanismos pelos quais os nervos transferem mensagens para os órgãos, o envenenamento por um agente nervoso leva a contração de pupilassalivação profusa, convulsões e micção e defecação involuntária, sendo que os primeiros sintomas aparecem segundos após a exposição, a morte por asfixia ou parada cardíaca pode ocorrer em minutos devido à perda do controle do corpo sobre os músculos respiratórios e outros


 Gás Lacrimogênio:
É o nome genérico dado a vários tipos de substâncias irritantes da pele, dos olhos e das vias respiratórias, tais como o brometo de benzila, ou o gás CS seus principais efeitos são irritação nos olhos, na pele e nas vias aéreas enquanto o indivíduo estiver exposto à ele. Seus efeitos duram cerca de 5 a 10 minutos e apesar do desconforto que provocada, ele é seguro para o organismo, e muito raramente pode matar

Gás Mostarda:
gás mostarda é uma substância vesicante, isto é, causa queimaduras com formação de bolhas na pele e nas mucosas do trato respiratório, podendo levar à cegueira e morte por asfixia.
O uso dessas armas é algo tão letal que no dia13 de janeiro de de 1993 houve o assinado do tratado na “ Convenção sobre Armas Químicas” que é um acordo sobre controle de armas, que proíbe a produção, o armazenamento e o uso de armas químicas.



Considerações finais 
        Conclui-se que a primeira guerra mundial foi um conflito de incrível proporção e que com a manipulação de substâncias foi possível criar essas armas capazes de causar tantos danos, mas apesar disso não são as únicas responsáveis por milhares de mortes, elas são usadas como defesa e ataque daqueles que não vão para o campo e batalha, daqueles que não sofrem com perda, daqueles que lutam por poder e buscam impor suas vontades, gostos e costumes sobre outras nações.

Fontes: 

Textos


 Imagens







'

Comentários

  1. Esse é um assunto que me interessa. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei de estudar sobre guerras, obrigado :)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, incrivelmente fantástico.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, me ajudou a compreender mais sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  5. muito bom, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  6. Bom a 1 guerra é um assunto muito presente e atual e as armas bélicas
    vem evoluindo cada vez mais com muita rapidez, e essa noticia esta muito bem escrita e explicada, ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Murilo Mosca- 9ºB Stella Maris

    Parabéns gente. Muito legal o que vocês fizeram.
    Desde o 6º ano, que estudo no Stella, o Ciberespaço sempre me ajudou, espero que ajude a vocês também, ABRAÇOS. PS} Mendão melhor professor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog