Manipulação da retirada de Trotsky das fotografias na União Soviética



      A rivalidade entre Trotsky e Stalin começou após a morte de Lênin em 1924.
      Trotsky acreditava que o ideário da revolução deveria ser propagado a experiência russa no início de uma “revolução permanente”. Em contrapartida Stalin tinha o objetivo de concentrar seu governo nas questões internas da Rússia promovendo o “socialismo em um só país” e, só depois disso, promover a expansão revolucionária em outras partes do mundo.
       Inconformado, Trotsky começou a apontar as falhas e riscos que o regime stalinista ofereceria ao processo revolucionário. Em contrapartida, Stalin empreendeu a subordinação dos sovietes ás diretrizes do partido Comunista. Criou mecanismo de repressão política com a criação do GPU, polícia política encarregada de combater os críticos do seu governo. Tendo seus poderes ampliados, Stalin prendeu, exilou e executou todos os seus opositores.
           Depois de ser condenado ao exílio, Trotsky continuará a criticar as ações Stalinistas, acusando o novo líder russo de ter “prostituido o marxismo”. Mesmo fora de seu país, Trotsky foi perseguido como uma séria ameaça aos planos stalinistas. Em 1940, um agente da GPU (Jaime Ramón Mercader del Río Hernández, também conhecido como Ramón Mercader, Jacques Monard ou ainda Frank Jacson) deu fim às contundentes críticas intelectual no México. Com isso, o poder de Stalin não terá dificuldades e definitiva ampliação dos poderes do Estado Soviético.

                  Análise de imagem

      Após a morte de Trotsky, por causa da rivalidade entre os revolucionários, Stalin, em seu governo, quis “apagar” qualquer coisa que remetia ao seu rival, destruindo livros, queimando documentos, manipulando fotos e artigos, construindo uma nova era, ignorando qualquer feito de Trotsky.
   




Acima podemos observar que Trotrsk foi retirado das imagens.
No primeiro par de fotografias vemos Trotsky em um comício de Lênin em companhia de seu cunhado Lev Kamenev, ambos desaparecem.
É o mesmo ocorre no segundo par quando Trotsky desaparece do lado de Lênin.

Autores: Mell Kadmy Paulino
Lavinia Hummel Alcaraz Maeda
Sabrina Santos Ribeiro Silva
Tâmilly Grazielly Oliveira da Silva
Giovanna Souza  de Lima

 Fonte:
 SOUSA,  Rainer, "Governo Stálin", Brasil escola, SD SC.

 Fonte da imagem:
 Opinião do David, www.opiniaododavid.com  ,24/04/2018


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog